Curriculum

Sabine Mendes Lima Moura


é doutoranda em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduanda em Educação e Tecnologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ) e pesquisadora do Centro Mundial de Estudos Humanistas (CMEH). Possui Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2004), Pós-Graduação em Língua Inglesa pela Universidade Veiga de Almeida (2005), Mestrado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2007) e Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Veiga de Almeida (2007). É professora do curso de Licenciatura em Letras e coordenadora da Pós-Graduação em Língua Inglesa da Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ) Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema e Vídeo. Atua como linguista aplicada – analista do discurso – principalmente nos seguintes temas: não violência, ativismo, formação de professores, produção textual, mídia e tecnologia. (Texto informado pelo autor)

Identificação


Nome
Sabine Mendes Lima Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, S. M. L.
Sexo
Feminino

Endereço


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em ESTUDOS DA LINGUAGEM (Conceito CAPES 5).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Narrativas do Impossível: trabalhando para entender identidades em um curso de Licenciatura em Letras,
Orientador: Inés de Kayon Miller.
2005 – 2007
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Aprendizados na tarefa de orientar: ativistas pela não-violência trabalhando para entender identidades no Movimento Humanista.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Inés de Kayon Miller.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: não-violência; trabalho-para-entendimento; movimentos sociais; identidade; narrativas; Prática Exploratória.
2004 – 2005
Especialização em Língua Inglesa.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: Cinema e Ensino: Perspectivas Interdisciplinares em um Curso de Inglês Comunitário.
Orientador: Cláudia Giesel.
2006 – 2007
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
1997 – 2004
Graduação em Comunicação Social – Cinema.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Somos Assim – uma novela de bairro humanista.
Orientador: Antônio Serra.

Atuação Profissional


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional
2011 – Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Pós-Graduação/ Língua Inglesa, Carga horária: 20
Vínculo institucional
2011 – Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora – Pós-Graduação -Língua Portuguesa, Carga horária: 4
Vínculo institucional
2009 – Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa e Linguística, Carga horária: 30
Atividades
2012 – 2012
Atividades de Participação em Projeto, Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes,
 
2009 – Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora e redatora de matérias/agenda, Carga horária: 2
Centro Mundial de Estudos Humanistas, CMEH, Rússia.
Vínculo institucional
2008 – Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 3
Yázigi Internexus, YI, Brasil.

Vínculo institucional
2009 – 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 44
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional
2007 – 2007
Vínculo: Contratado – Projeto Especial, Enquadramento Funcional: Formação de Professores
Outras informações
Formação de Professores para a SEE, Pólo Itaperuna, em Projeto Interdisciplinar e Prática Profissional Reflexiva
Cooperativa de Educadores Graham Bell, COOPGBELL, Brasil.
Vínculo institucional
2008 – 2010
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa – Ensino Médio, Carga horária: 6
Vínculo institucional
2008 – 2009
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Novos Projetos, Carga horária: 3
Vínculo institucional
2007 – 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador em metodologia para inclusão
Outras informações
Formação de Professores para o PROJOVEM relacionada à metodologia do material de Inclusão Digital nos pólos: Caxias/RJ, Serra/ES, Ananindeua/PA, Osasco, Itaquaquecetuba e Suzano/SP, Canoas/RS e na qualidade de formadora em capacitação no pólo São João de Meriti/RJ.
English and Reality, ER, Brasil.
Vínculo institucional
2005 – 2006
Vínculo: Coordenação Geral, Enquadramento Funcional: Pedagógico e atendimento
Outras informações
Qualificação e acompanhamento de professores, atendimento e nivelamento, bem como análise de necessidades junto aos educandos e elaboração de materiais.
Vínculo institucional
2004 – 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Captação de Novos Alunos, Carga horária: 20
Curso Oxford, OXFORD, Brasil.
Vínculo institucional
2003 – 2004
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 9
Alternative Language Learning, ALL, Brasil.
Vínculo institucional
2002 – 2004
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 6
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional
2001 – 2004
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12
A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, A COMUNIDADE, Brasil.
Vínculo institucional
2000 – 2007
Vínculo: Colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: Intérprete
Outras informações
Intérprete de Língua Inglesa ao Português e Espanhol e do Espanhol/Língua Inglesa ao Português em eventos organizados pela instituição, voluntariamente, a saber:Reunião do Conselho 114 em Santiago do Chile ( jan2007); I Fórum Humanista Latino-Americano em Quito, Equador ( nov 2006);Reunion Internacional Del Consejo 14 en La Paz, Bolivia ( jan2004); Reunion Internacional Del Consejo 14 em Santiago de Chile ( jan2003); Council´s 14 Humanist Movement International Meeting em Londres, UK (jun 2002-jul 2002); Reunião Internacional do Movimento Humanista no Rio de Janeiro ( jan2002); Reunião do Movimento Humanista em Buenos Aires, Argentina ( jan 2000)
Vínculo institucional
2003 – 2005
Vínculo: Colaborador Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Idiomas Comunitário, Carga horária: 6
Auding Idiomas, AUDING, Brasil.
Vínculo institucional
2000 – 2001
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 8
Fast idiomas, FAST, Brasil.
Vínculo institucional
2000 – 2001
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Português, Carga horária: 8

Projetos de pesquisa


2012 – 2012
Não Violência e Questões de Gênero: alunos trabalhando para entender narrativas sobre aulas de línguas
 
Descrição: Iniciação Científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradução: (2) .
Integrantes: Cláudia Cristina Mendes Giesel – Integrante / Sabine Mendes Lima Moura – Coordenador.

2011 – 2011
Não-violência no discurso: alunos trabalhando para entender identidades na Licenciatura em Letras .
 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Gradução: (2) .
Integrantes: Sabine Mendes Lima Moura – Coordenador.

Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Produções


Produção bibliográfica

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, S. M. L. (Org.) ; Cunha, Flavia M. B. (Org.) ; Martins, O. R. (Org.) ; Paraná, T. T. (Org.) . Letras + 20 – Universidade Veiga de Almeida pensando a Rio + 20. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida/Agbook, 2012. v. 1. 88p .
Outras produções bibliográficas
1.
 MOURA, S. M. L. . “Somos Assim – uma novela de bairro humanista” 2004 (Monografia de Conclusão de Curso).

Demais tipos de produção técnica
1.
MOURA, S. M. L. ; Martins, O. R. . Nivelamento: oficina de produção textual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Apostila).
2.
MOURA, S. M. L. . Preparatório para o TOEFL. 2010. (Coordenação de curso de curta duração).
3.
MOURA, S. M. L. . Oficina de Roteiro Literário. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
4.
MOURA, S. M. L. . Oficina de Edição em Windows Movie Maker. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
5.
MOURA, S. M. L. . Capacitação em Abordagem Sócio-Interacional para Ensino de idiomas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
6.
MOURA, S. M. L. . Glossário de Níveis e Manual de Sugestões de Atividades – Curso ER. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Manual para Professores em Abordagem Sócio-Interacional de Ensino de Idiomas).
7.
MOURA, S. M. L. . Hand Out – Nível Básico – Future Builders Community Course. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Guia de Estudos de Língua Inglesa).

Bancas


Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Xavier, E. M. D. V.; Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Douglas da Silva e Souza.Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literaturas) – Universidade Veiga de Almeida.
2.
Rubim, C.V.; Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Tiago dos Santos de Alcantara.Cantos de Torcida de Futebol: o discurso em jogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
3.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Martins, O. R.. Participação em banca de Ariane Cavalcanti Amora.Neologismos Lexicais do Português no Ensino para Estrangeiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
4.
MOURA, S. M. L.; Santos, A. C.; Jeck, J. C.. Participação em banca de Veneuza Célia Fonseca Felippe.A Casa de Espanha no Rio de Janeiro e o Ensino de Espanhol no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol) – Universidade Veiga de Almeida.
5.
Jeck, J. C.; MOURA, S. M. L.; Santos, A. C.. Participação em banca de Sara Esther Lazo Aguilar.Análise de Erros de Aprendizes de Espanhol como LE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol) – Universidade Veiga de Almeida.
6.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Martins, O. R.. Participação em banca de Marianna Nonato da Silva.A influência da internet na língua portuguesa e no ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – Universidade Veiga de Almeida.
7.
MOURA, S. M. L.; Jeck, J. C.; Cunha, Flavia M. B.. Participação em banca de Laís Campos Leite.O uso das ferramentas automáticas de tradução na internet e seus riscos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
8.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Octávio Videira Neto.O bilinguismo nas escolas brasileiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
9.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Monique Anunciação.Dificuldades no ensino de inglês na escola pública: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
10.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Aline Cypreste Nogueira Pinto.A prática pedagógica no ensino médio: a relação entre a abordagem instrumental para leitura e os documentos oficiais do MEC – um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
11.
Cunha, Flavia M. B.; Ribeiro, Rozanne R.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Mariane Machado Alves Ribeiro.”Motivação Extrínseca: um estudo de caso na Licenciatura em Letras”.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
12.
MOURA, S. M. L.; Cunha, Flavia M. B.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Michelle Cristina Guedes Vieira.Leitura: uma questão social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
13.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Nilo Rodrigo Alves de Lima.A influência do senso comum no cotidiano do homem contemporâneo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
14.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Paola Cristine da Silva Chiara.As novas tecnologias e o ambiente escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
15.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Natasha F. Esteves da Rocha.Língua e Linguagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
16.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Marcus Vinicius Freitas Mussi.A autonomia discente e o ensino de conversação em inglês em escolas públicas: um estudo de caso desse novo paradigma. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.
17.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Tatiane Gamelloni Soares.Aquisição de Linguagem: Bilinguismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida.

Participação em bancas de comissões julgadoras
Livre docência
1.
MOURA, S. M. L.; CUNHA, F. M. B.; Jeck, J. C.. Banca de seleção para a Pós-Graduação em Língua Inglesa da Universidade Veiga de Almeida. 2011. Universidade Veiga de Almeida.
Outras participações
1.
MOURA, S. M. L.; Giesel, C. C. M.. Banca examinadora de Proficiência para Candidatos da Pós-Graduação em Língua Inglesa da Universidade Veiga de Almeida. 2012. Universidade Veiga de Almeida.

Eventos


Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cinemateca Literária.Bridget Jones: os novos caminhos de Lizzy Bennet. 2012. (Seminário).
2.
Ciclo de Aperfeiçoamento Acadêmico de 2012 – Planejamento de Ensino em uma Perspectiva Interdisciplinar. 2012. (Seminário).
3.
Letras + 20.Moderação de leituras dramatizadas. 2012. (Encontro).
4.
IX CBLA – Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada.”Não-Violência no Discurso: alunos trabalhando para entender identidades na licenciatura em Letras”. 2011. (Congresso).
5.
18 INPLA – Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.”Não-Violência no Discurso: alunos trabalhando para entender identidades na licenciatura em Letras”. 2011. (Encontro).
6.
III Jornada de Estudos Linguísticos e Literários da UVA/RJ. 2010. (Simpósio).
7.
Semana da Pós-Gradução da UVA/RJ. 2010. (Simpósio).
8.
VII Semana de Iniciação Científica da UVA. 2010. (Simpósio).
9.
“O lugar dos gêneros escolares no quadro descritivo dos gêneros textuais” – Pré-evento JEL UERJ. 2010. (Encontro).
10.
IX YILTS – Multiple Dimensions in Learning. 2009. (Congresso).
11.
I YIODS – Yázigi Internexus One Day Seminar.Cinema e Ensino: ferramentas audiovisuais para compreender nossa prática pedagógica. 2009. (Encontro).
12.
X Encontro de Prática Exploratória: “Professores e alunos caminhando juntos”.Como nós, professores, aprendemos? – “Accountability” e estratégias de aprendizagem em um programa de pre-service.. 2009. (Encontro).
13.
“África em Nós” – II Encontro de Cultura e Literatura. 2009. (Encontro).
14.
Semana de Paz e Não Violência da UNISUAM.Mesa Temática sobre Jornalismo de Paz. 2009. (Outra).
15.
3 Descolagem no Oi! Nave Núcleo Avançado de Pesquisas em Educação da Oi!. 2008. (Encontro).
16.
Seminário de Planejamento em Projetos Sociais para 2007.Informe de Atividades Sociais 2006 e planejamento 2007 do Movimento Humanista. 2007. (Seminário).
17.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.Participação Social e Construção Identitária – uma análise de narrativas no Movimento Humanista ( Sessão Movimentos Sociais II). 2006. (Congresso).
18.
I Fórum Humanista Regional Latino-Americano.Meios de Comunicação e a Integração Latino-Americana. 2006. (Outra).
19.
I Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia (Lingnet). 2005. (Seminário).
20.
VII Evento Anual de Prática Exploratória/ II Encontro do Projeto IPEL-ESCOLA.”Cinema e Ensino: Como a linguagem cinematográfica pode ajudar na formação de professores?”.. 2005. (Encontro).
21.
VII CBLA – Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).
22.
Encontro “Pela Educação e seu Futuro”. 1998. (Encontro).

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Giesel, C. C. M. ; MOURA, S. M. L. . English Language Teaching and Technology: Tools and Challenges. 2012. (Outro).
2.
MOURA, S. M. L. . Sessão de Pôsteres em Análise do Discurso. 2012. (Outro).
3.
MOURA, S. M. L. . Sessão de Pôsteres em Prática Exploratória – Prática de Sala de Aula de Língua Inglesa. 2012. (Outro).
4.
MOURA, S. M. L. ; Ribeiro, Rozanne R. ; Cunha, Flavia M. B. . IV Ciência em Foco: Novas Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Inglesa na Rede Pública. 2011. (Outro).
5.
MOURA, S. M. L. . Sessão de Pôsteres em Análise do Discurso. 2011. (Outro).
6.
Cunha, Flavia M. B. ; Ribeiro, Rozanne R. ; MOURA, S. M. L. . II Ciência em Foco: Mídias Sociais e Tecnologias na Educação. 2010. (Outro).
7.
MOURA, S. M. L. ; Cunha, Flavia M. B. ; Ribeiro, Rozanne R. ; GEORGINI, N. . III Ciência em Foco – Atuação do Profissional de Língua Inglesa: Ética e Nichos de Mercado. 2010. (Outro).
8.
Cunha, Flavia M. B. ; GEORGINI, N. ; MOURA, S. M. L. . QPT – aplicação e palestra sobre testes de proficiência e nivelamento. 2010. (Outro).
9.
MOURA, S. M. L. . Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência. 2009. (Outro).
10.
MOURA, S. M. L. . Ciência em Foco – apresentação de monografias e posteres de alunos e ex-alunos do curso de Letras. 2009. (Outro).
11.
MOURA, S. M. L. . YIODS – Yázigi Internexus One Day Seminar. 2009. (Outro).
12.
MOURA, S. M. L. . I EAÊ do Colégio Graham Bell Encontro Aberto de Estudantes. 2008. (Outro).
13.
MOURA, S. M. L. . III Fórum Humanista Brasileiro em Curitiba. 2008. (Outro).
14.
MOURA, S. M. L. . II Encontro sobre Laptops na Educação. 2008. (Outro).
15.
MOURA, S. M. L. . I Encontro sobre Laptops na Educação. 2007. (Outro).
16.
MOURA, S. M. L. . I Fórum Brasileiro Rumo à Nação Humana Latino-Americana. 2006. (Outro).
17.
MOURA, S. M. L. . I Fórum Brasileiro em Jacarepaguá. 2006. (Outro).
18.
MOURA, S. M. L. . I Seminário em Pedagogia da Diversidade. 2005. (Outro).
19.
MOURA, S. M. L. . Seminários da Campanha Educar Para a Não-Violência. 2004. (Outro).

Orientações


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vanessa Regina Ferreira da Costa. Análise Semântico-Argumentativa do Gênero Textual Panfleto Informativo sobre Psoríase. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cínthia da Costa Souza. Práxis Pedagógica: o ensino de Língua Portuguesa sob a perspectiva Sociointeracionista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
2.
Yve Cristine Valladares Silva. Inclusão do Deficiente Auditivo em Salas Especiais e Mistas: análise do discurso de professoras especialistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Português e Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
3.
Rafaela Gomes Figueiredo. A aquisição de linguagem: uma análise do (dis)curso de Kaspar Hauser. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literaturas) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
4.
Renan Cardim da Silva Conceição Rodrigues. Classes gramaticais e seu posicionamento no ensino de Língua Portuguesa: uma análise de materiais didáticos propostos pelo PNLD e pela prefeitura do Rio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literaturas) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
5.
Beatriz Reis dos Santos. A andragogia no Brasil e o conceito de diálogo: análise de estudos de caso em Língua Inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
6.
Natália Fernandes Galeno. O uso de textos literários nas aulas de inglês como língua estrangeira: por que não?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
7.
Ariadne Figueira da Silva. A metáfora conceitual no jornal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
8.
Camila Pizoeiro de Medeiros. O orkut como um gênero textual com ênfase no ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
9.
Marcelli Raimundo Abrahão da Rocha. Preconceito Linguístico: Estudo de Caso em Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
10.
Natália Carneiro Évora. Gírias – estudo de caso dos novos tipos de linguagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
11.
Dayana Paiva Marques. Análise das Influências do Bom Uso da Língua Portuguesa na Vida Profissional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
12.
Raphael Antonius Lopes Tostes. “Um estudo reflexivo e bibliográfico sobre ESL/EFL, o conceito das múltiplas inteligências e o método audiolingual: para quem serve o método audiolingual?”. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
13.
Vanessa Ribeiro dos Santos. A avaliação na abordagem comunicativa: um estudo de caso em curso livre de idiomas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
14.
Fernanda Espinha da Cunha. “Transmissão e Construção de Conhecimento: um estudo de caso com alunos da licenciatura em Letras”. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.
15.
Flavia Vianna Martins Moura. “Coesão e Coerência em Redações Universitárias: um estudo de caso com alunos da Licenciatura em Letras”. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) – Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s