Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas

VÍDEOS

História da LA no Brasil: Kanavillil Rajagopalan (TV SALA)

 

SITES

Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB)

Sociedade de Linguística Aplicada (SALA)

Revista Brasileira de Linguística Aplicada (vejam o que os linguistas aplicados andam pesquisando!)

 

APRESENTAÇÕES USADAS EM SALA

Conceitos de Lingüística Aplicada (aula 01)

Tradução slide – Linguística Aplicada (por Paula Costelha)

O funcionalismo em Linguística

CULTURA E ENSINO

LETRAMENTO E ENSINO

LEITURA, LITERATURA E ENSINO

 

EXEMPLOS DE PESQUISA EM LA

IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO

O uso de textos literários nas aulas de Inglês como língua estrangeira: por que não?

Aquisição de língua estrangeira, identidades sociais e gênero: um estudo de caso marroquino

O ORKUT COMO UM GÊNERO TEXTUAL COM ÊNFASE NO ENSINO

A análise do discurso da Prática Exploratória: um continuum de entendimento?

Não violência e Questões de Gênero

Aprendizados na tarefa de orientar

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: ESTUDO DE CASO EM LÍNGUA PORTUGUESA

O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach

 

EMENTA

A Linguística Aplicada como área interdisciplinar de construção teórica e resolução de problemas concretos no mundo e seu desenvolvimento no Brasil. Aplicação das visões formalistas e funcionalistas ao ensino. Letramento, literatura e ensino. Aspectos culturais e sua influência em sala de aula. Preconceito linguístico. Elaboração de materiais didáticos e planos de aula considerando a teoria de gêneros textuais e o trabalho com textos orais. A função da tecnologia no ensino presencial e na área de EAD.

OBJETIVO

Capacitar o futuro profissional da área de Letras à aplicação e revisão crítica dos conceitos de LA em sala de aula, bem como despertar o gosto pelo fazer científico, desenvolvendo o papel do professor pesquisador.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – Introdução à LA

1.1    Descrição da área, principais pesquisadores e exemplos de pesquisa.

1.2    A LA no Brasil: ensino e consultoria em diferentes áreas profissionais.

1.3    A visão formalista e a visão funcionalista: paradigmas complementares.

 

UNIDADE II – Letramento, literatura e cultura

2.1 – Noções de cultura e sua aplicação ao ensino de línguas.

2.2 – Letramento: visões de leitura e ensino.

2.3 – Ensino de Literatura: da visão clássica de Cultura ao letramento crítico.

UNIDADE III – Preconceito Linguístico e considerações metodológicas sobre o ensino de gramática

3.1 – Definindo o preconceito linguístico e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa.

3.2 – Variação linguística, definições de gramática e metodologias de ensino (foco na proposta dos PCNs).

3.3 –  A teoria de tipos e gêneros textuais e sua aplicação em sala de aula.

3.4 – Prática de ensino a partir do uso de textos orais.

                       

UNIDADE IV –Produção de materiais e tecnologia no ensino

4.1 – Concepção e elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas.

4.2 – Tecnologia e ensino I: o papel do professor.

4.3 – Tecnologia e ensino II: EAD.

METODOLOGIA DE ENSINO

 

A metodologia utilizada visa a preparar os alunos para uma sociedade pluralista, em constante processo de transformação e proporcionar uma educação preocupada com o desenvolvimento humano. Para tal, as atividades propostas deverão favorecer a didática do aprender a aprender, a reflexão, a construção e reconstrução do conhecimento além de proporcionar a autonomia do estudante.  Além das aulas expositivas dialogadas será proposta a exposição oral com participação direta dos alunos, discussões de textos, debates, seminário, estudo de casos, atividades de pesquisa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BAGNO, M. Preconceito Linguístico. São Paulo: Editora Loyola, 1999.

MOITA-LOPES, L. P. Oficina de Linguística Aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

ANTUNES, I. Muito além da gramática – por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

 

 

CRONOGRAMA – TURMA DE QUINTA-FEIRA (MANHÃ)

AGOSTO
Dia Conteúdo
13 Introdução ao curso. Descrição da área, principais pesquisadores e exemplos de pesquisa
20 A LA no Brasil: ensino e consultoria em diferentes áreas profissionais

Leituras obrigatórias:

“O linguista aplicado: de um aplicador de saberes a um ativista político” – Maria Cristina Damianovic

http://rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/viewFile/191/158

A Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política – Luiz Paulo da Moita Lopes

http://www.uff.br/revistagragoata/ojs/index.php/gragoata/article/view/195/180

27 XIX CNFL
SETEMBRO
Dia   Conteúdo
3 A visão formalista e a visão funcionalista: paradigmas complementares

Leitura obrigatória:

“Formalismo e Funcionalismo: Fatias da mesma torta” – Luciano Amaral Oliveira

http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/29/formalismo_e_funcionalismo_fatias_da_mesma_torta.pdf

10 Noções de cultura e sua aplicação ao ensino de línguas

Leitura obrigatória:

“Escolhas Pedagógicas do Educador e Contexto Cultural dos Aprendizes”– Lúcia Pacheco

http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/download/276/242

17  Av1 – Apresentação de pôsteres com desenvolvimento inicial da questão
24 Av1 – Apresentação de pôsteres com desenvolvimento inicial da questão
OUTUBRO
Dia Conteúdo
1 Leitura, literatura e ensino – panorama e propostas

Leituras obrigatórias:

“Leitura, História e Sociedade” -Regina Zilberman

Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_05_p013-017_c.pdf

“Literatura e Ensino” – Marta Ferreira Pimenteli

http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/009/MARTA_PIMENTEL.pdf

 

8 Letramento: visões de leitura e escrita

Leitura obrigatória:

“Letramento, variação linguística e ensino de

português”, Janete dos Santos

http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0501/8%20art%206.pdf

Leituras recomendadas:

“Alfabetização e letramento” – Magda Soares e Antônio Batista

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_Letramento.pdf

“Pedagogia da Autonomia” – Paulo Freire

http://www2.uesb.br/pedh/wp-content/uploads/2014/02/Pedagogia-da-Autonomia.pdf

22 Definindo o preconceito linguístico e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa

Leitura obrigatória (disponível na Biblioteca Virtual da UVA)

“A Língua de Eulália” – de Marcos Bagno

29 Variação linguística, definições de gramática e metodologias de ensino (foco na proposta dos PCNs).

Leitura obrigatória:

“O ensino de gramática na contemporaneidade” – Kleber Silva, Eloisa Pilati e Juliana Dias

http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n4/a08v10n4.pdf

Leitura recomendada:

ANTUNES, I. Muito além da gramática – por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

NOVEMBRO
Dia Conteúdo
5 A teoria de tipos e gêneros textuais e sua aplicação em sala de aula

Leitura obrigatória:

MARCUSCHI, L. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO

http://www.uems.br/site/nehms/arquivos/53_2014-04-04_12-17-14.pdf

Exemplo de material baseado em gêneros:

“Lições de texto” – Platão e Fiorin (disponível na Biblioteca Virtual da UVA).

Prática de ensino a partir do uso de textos orais

Leitura obrigatória:

Letramento e diversidade textual – Roxane Rojo

http://demogidascruzes.edunet.sp.gov.br/LP/LetraDiv.pdf

12 Concepção e elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas

Leitura obrigatória:

“Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa: Um olhar no livro didático e o pcn-em” – Luciana Silva de Souza Carneiro

http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_3/2490-2506.pdf

19 Tecnologia e ensino I: o papel do professor e EAD

Leitura obrigatória:

PAIVA, V.L.M.O. O uso de tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: Breve retrospectiva histórica.

http://www.veramenezes.com/techist.pdf

26 AV2 – Entrega do relato (“diário de bordo”) comentado à luz das teorias estudadas
DEZEMBRO
Dia Conteúdo
3 I Encontro de Prática Exploratória na UVA – entrega de notas e fechamento do semestre.
10 Av3

 

CRONOGRAMA – TURMA DE SEXTA-FEIRA (NOITE)

AGOSTO
Dia Conteúdo
14 Introdução ao curso. Descrição da área, principais pesquisadores e exemplos de pesquisa.
21 A LA no Brasil: ensino e consultoria em diferentes áreas profissionais

Leituras obrigatórias:

“O linguista aplicado: de um aplicador de saberes a um ativista político” – Maria Cristina Damianovic

http://rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/viewFile/191/158

A Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política – Luiz Paulo da Moita Lopes

http://www.uff.br/revistagragoata/ojs/index.php/gragoata/article/view/195/180

28 XIX CNFL
SETEMBRO
Dia   Conteúdo
4 A visão formalista e a visão funcionalista: paradigmas complementares

Leitura obrigatória:

“Formalismo e Funcionalismo: Fatias da mesma torta” – Luciano Amaral Oliveira

http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/29/formalismo_e_funcionalismo_fatias_da_mesma_torta.pdf

11 Noções de cultura e sua aplicação ao ensino de línguas

Leitura obrigatória:

“Escolhas Pedagógicas do Educador e Contexto Cultural dos Aprendizes”– Lúcia Pacheco

http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/download/276/242

18 Av1 – Apresentação de pôsteres com desenvolvimento inicial da questão
25 Av1 – Apresentação de pôsteres com desenvolvimento inicial da questão
OUTUBRO
Dia Conteúdo
2 Leitura, literatura e ensino – panorama e propostas

Leituras obrigatórias:

“Leitura, História e Sociedade” -Regina Zilberman

Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_05_p013-017_c.pdf

“Literatura e Ensino” – Marta Ferreira Pimenteli

http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/009/MARTA_PIMENTEL.pdf

9 Letramento: visões de leitura e escrita

Leitura obrigatória:

“Letramento, variação linguística e ensino de

português”, Janete dos Santos

http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0501/8%20art%206.pdf

Leituras recomendadas:

“Alfabetização e letramento” – Magda Soares e Antônio Batista

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_Letramento.pdf

“Pedagogia da Autonomia” – Paulo Freire

http://www2.uesb.br/pedh/wp-content/uploads/2014/02/Pedagogia-da-Autonomia.pdf

23 Definindo o preconceito linguístico e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa

Leitura obrigatória (disponível na Biblioteca Virtual da UVA)

“A Língua de Eulália” – de Marcos Bagno

30 Variação linguística, definições de gramática e metodologias de ensino (foco na proposta dos PCNs).

Leitura obrigatória:

“O ensino de gramática na contemporaneidade” – Kleber Silva, Eloisa Pilati e Juliana Dias

http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n4/a08v10n4.pdf

Leitura recomendada:

ANTUNES, I. Muito além da gramática – por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

NOVEMBRO
Dia Conteúdo
6 Gêneros textuais em sala de aula e a prática de ensino a partir do uso de textos orais

Leituras obrigatórias:

MARCUSCHI, L. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO

http://www.uems.br/site/nehms/arquivos/53_2014-04-04_12-17-14.pdf

Letramento e diversidade textual – Roxane Rojo

http://demogidascruzes.edunet.sp.gov.br/LP/LetraDiv.pdf

Exemplo de material baseado em gêneros:

“Lições de texto” – Platão e Fiorin (disponível na Biblioteca Virtual da UVA).

13 Concepção e elaboração de materiais didáticos para o ensino de línguas

Leitura obrigatória:

“Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa: Um olhar no livro didático e o pcn-em” – Luciana Silva de Souza Carneiro

http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_3/2490-2506.pdf

Tecnologia e ensino I: o papel do professor e EAD

Leitura obrigatória:

PAIVA, V.L.M.O. O uso de tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: Breve retrospectiva histórica.

http://www.veramenezes.com/techist.pdf

27 AV2 – Entrega do relato (“diário de bordo”) comentado à luz das teorias estudadas
DEZEMBRO
Dia Conteúdo
4 Fechamento do semestre e entrega de notas
11 Av3

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s