Semântica e Pragmática

MATERIAIS PARA DOWNLOAD  APRESENTAÇÕES ELETRÔNICASCONCEITOS DE SEMÂNTICA (AULA 01)
Conotações e elementos afetivos do sentido (AULA 02)
Semântica Lexical I (aulas 02 e 03)
Semântica Lexical II (aulas 03 e 04)
Semântica Formal
Coerência e coesão na escrita – parte I
Coerência na escrita – II
Operações de ReferênciaDêixis e anáfora

Paráfrase

Pragmática (última aula)

MATERIAIS DE LEITURA (COMPLEMENTARES AOS DA BIBLIOTECA VIRTUAL E DA XEROX)


Sobre Wittgenstein
Apresentação ISAT (Sobre a vocação científica da/na linguagem) – material extra
“Investigações Filosóficas” (primeira parte – texto original de Wittgenstein)
Texto original de Austin ” Quando dizer é fazer”

 

SOBRE AS AVALIAÇÕES


Orientações para elaboração de artigos acadêmicos
Orientações para a elaboração de sessões de comunicação.

BIBLIOGRAFIA EXTRA PARA ATOS DE FALA

 

Austin – Quando dizer é fazer (parte 1)Austin (parte 2)

Austin e visão performativa da linguagem – Searle – introdução

BIBLIOGRAFIA EXTRA PARA EFEITOS CONOTATIVOS

 

http://www.filologia.org.br/xicnlf/11/denotacao_e_conotacao.pdf

http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1157

http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_3/2324-2337.pdf

EMENTA  
Definição de Semântica e seu objeto de estudo. Grandes áreas: formal, lexical, cognitiva e argumentativa (textual). Estudo do léxico do texto. Análise das relações semânticas de sinonímia, homonímia, polissemia e ambigüidade. Os conceitos de enunciado e enunciação. A língua como instrumento da argumentação. Operadores argumentativos, implícitos, modalizadores e polifonia. Definição de Pragmática e seu objeto de estudo. Condições de verdade, acarretamento, pressuposição, implicatura e inferência. Teoria dos atos de fala. 
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Ao final desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Enumerar e discutir os conceitos de Semântica e de Pragmática, bem como aplicá-los à realidade da sala de aula de línguas/literaturas. Reconhecer a relevância dos estudos históricos às perspectivas linguísticas contemporâneas. Construir-se como analista de textos/discursos, reconhecendo-se como professor/pesquisador.
UNIDADES COMPONENTES DA DISCIPLINA
Unidade 1
Introdução à Semântica: o léxico e suas relações
Unidade 2
Semântica Formal e Cognitiva
Unidade 3
Semântica da Enunciação/Textual
Unidade 4
Introdução à Pragmática

CRONOGRAMA DETALHADO – QUINTA-FEIRA

FEVEREIRO
Dia Conteúdo
12 Apresentação do curso e conceitos iniciais do estudo do significado.
26 Significados e vida social (conotações).Introdução à Semântica (Ilari) – capítulos 5 e 9 – Conotações e Elementos Conceituais e Afetivos do Sentido.
MARÇO
Dia Conteúdo
5 Estudo do léxico: semas, lexemas e traços distintivos.Introdução à Linguística II (Fiorin) – Capítulo 6 – A Semântica Lexical
12 As relações entre palavras (sinonímia/antonímia; hiperonímia/hiponímia; homonímia; paranomásia e polissemia) e suas aplicações textuais.Introdução à Linguística II (Fiorin) – Capítulo 6 – A semântica lexical
19 Semântica Formal: objeto de estudo (condições de verdade, conceito de denotação, sentido e referência).Introdução à Linguística II (Fiorin) – Capítulo 7 – A semântica formal
26 Semântica Formal: relações entre entre frases (acarretamento, pressuposição, contradição e ambiguidade).Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 11 e 21 (Implícitos I e Quantificadores)
ABRIL
Dia Conteúdo
2 Av1 – Apresentação de sessões de comunicação
9 Av1 – Apresentação de sessões de comunicação
16 Semântica Cognitiva: objetos de estudo (metáforas conceituais).Metáforas da Vida Cotidiana (Lakoff) – Capítulos 1 a 4  (pp. 45 – 69)
30 Coerência na escrita (distribuição da informação, dictum versus modus).Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 4 e 7 – Comentários sobre um conteúdo e Dêixis e Anáfora.Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 6 e 8 – Conteúdo descritivo demais e de menos e descrições definidas e indefinidas.
MAIO
Dia Conteúdo
7 Exploratory Practice Presentation in Leeds – Dia de Estudo Independente
14 Processos de referenciação na escrita (anáforas indiretas, cadeias referenciais, repetição, paralelismo, paráfrase e manutenção temática).Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulo 22 – Referência.Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 18 e 19 – Mecanismo de paráfrase baseados no texto e Paráfrase: mecanismos sintáticos.
21 Definições comparativas: Semântica e Pragmática. Conceitos fundacionais de linguagem em Pragmática (Jogos de Linguagem)A importância de Wittgenstein no estudo da Pragmática – Karina Corrêa Lelles (artigo). Disponível em: http://www.filologia.org.br/xicnlf/9/a_importancia_de_wittgenstein_no_estudo.pdfMaterial complementar: Sobre a vida de Wittgenstein – http://www.youtube.com/watch?v=tBKMDzPJgKQhttp://afilosofia.no.sapo.pt/ludwigw.htm
28 Teoria dos Atos de Fala, princípios de cooperação e máximas conversacionais: aplicações ao ensinoIntrodução à Semântica (Ilari) – Capítulos 3 e 12  – Atos de fala e Implícitos (II).
JUNHO
Dia Conteúdo
11 Aprofundamento dos conceitos trabalhados, revisão e dicas para os artigos
18 P2  -Entrega dos artigos em versão final.
25 Entrega dos artigos corrigidos e fechamento do curso.
JULHO
Dia Conteúdo
2 Av3

 

CRONOGRAMA DETALHADO – SEXTA-FEIRA

FEVEREIRO
Dia Conteúdo
13 Apresentação do curso e conceitos iniciais do estudo do significado.
27 Significados e vida social (conotações).Introdução à Semântica (Ilari) – capítulos 5 e 9 – Conotações e Elementos Conceituais e Afetivos do Sentido.
MARÇO
Dia Conteúdo
6 Estudo do léxico: semas, lexemas e traços distintivos.Introdução à Linguística II (Fiorin) – Capítulo 6 – A Semântica Lexical
13 As relações entre palavras (sinonímia/antonímia; hiperonímia/hiponímia; homonímia; paranomásia e polissemia) e suas aplicações textuais.Introdução à Linguística II (Fiorin) – Capítulo 6 – A semântica lexical
20 Semântica Formal: objeto de estudo (condições de verdade, conceito de denotação, sentido e referência).Introdução à Linguística II (Fiorin) – Capítulo 7 – A semântica formal
27 Semântica Formal: relações entre entre frases (acarretamento, pressuposição, contradição e ambiguidade).Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 11 e 21 (Implícitos I e Quantificadores)
ABRIL
Dia Conteúdo
10 Av1 – Apresentação de sessões de comunicação
17 Semântica Cognitiva: objetos de estudo (metáforas conceituais).Metáforas da Vida Cotidiana (Lakoff) – Capítulos 1 a 4  (pp. 45 – 69)
24 Coerência na escrita (distribuição da informação, dictum versus modus).Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 4 e 7 – Comentários sobre um conteúdo e Dêixis e Anáfora.Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 6 e 8 – Conteúdo descritivo demais e de menos e descrições definidas e indefinidas.
MAIO
Dia Conteúdo
8 Exploratory Practice Presentation in Leeds – Dia de Estudo Independente
15 Processos de referenciação na escrita (anáforas indiretas, cadeias referenciais, repetição, paralelismo, paráfrase e manutenção temática).Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulo 22 – Referência.Introdução à Semântica (Ilari) – Capítulos 18 e 19 – Mecanismo de paráfrase baseados no texto e Paráfrase: mecanismos sintáticos.
22 Definições comparativas: Semântica e Pragmática. Conceitos fundacionais de linguagem em Pragmática (Jogos de Linguagem)A importância de Wittgenstein no estudo da Pragmática – Karina Corrêa Lelles (artigo). Disponível em: http://www.filologia.org.br/xicnlf/9/a_importancia_de_wittgenstein_no_estudo.pdfMaterial complementar: Sobre a vida de Wittgenstein – http://www.youtube.com/watch?v=tBKMDzPJgKQhttp://afilosofia.no.sapo.pt/ludwigw.htm
29 Teoria dos Atos de Fala, princípios de cooperação e máximas conversacionais: aplicações ao ensinoIntrodução à Semântica (Ilari) – Capítulos 3 e 12  – Atos de fala e Implícitos (II).
JUNHO
Dia Conteúdo
12 Aprofundamento dos conceitos trabalhados, revisão e dicas para os artigos
19 P2  -Entrega dos artigos em versão final.
26 Entrega dos artigos corrigidos e fechamento do curso.
JULHO
Dia Conteúdo
3 Av3

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2002.FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística II. Princípios de Análise. São Paulo: Contexto,    2010LAKOFF, George. Metáforas da Vida Cotidiana. São Paulo: Mercado das Letras, 2002. 
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ILARI, Rodolfo; GERALDI, João Wanderley. Semântica. São Paulo: Ática, 1999.. KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2010. 

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