Tópicos Especiais em Teoria e Análise do Discurso

Materiais

VÍDEOS

Cleudemar Alves Fernandes – Sobre a análise do discurso (Aula 02)

Discurso religioso (uma análise de Marcelo da Luz?) (Aula 02)

APRESENTAÇÕES

Conceitos básicos

Linha francesa

Tempos Verbais e Operadores Argumentativos

Orações Modalizadoras e Autoridade Polifônica

Análise Crítica do Discurso e Sistêmico-Funcional

Análise_do_discurso_oral

Análise_do_texto_visual (1)

ORIENTAÇÕES

Orientações para a elaboração de artigos científicos

 

EMENTA

Noções de discurso, ideologia e identidade. Diferenças entre a Análise de Conteúdo e a Análise do Discurso. Apresentação das principais escolas/vertentes de AD. Introdução à análise do discurso de linha francesa (Pechêux) e de seus principais conceitos. Relações com a linguística textual (mundo narrado/comentado, orações modalizadoras e autoridade polifônica). Introdução à análise critica do discurso (Fairclough) e de seus principais conceitos (prática textual, discursiva e social). Interface da ACD com a Linguística Sistêmico-Funcional. Análise de gêneros textuais escritos (com ênfase em redações, provas e gêneros acadêmicos). Introdução à Análise da Conversação. Introdução à Análise de Textos Visuais

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICAKOCH, Ingedore G. V. Argumentação e linguagem. 7a. Ed. rev. São Paulo: Cortez., 2002

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social.  Brasília: UNB, 2001.

ORLANDI, E.P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2012.

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RESENDE, V.M. e RAMALHO, V. Análise Crítica do Discurso. São Paulo: Contexto, 2009.

 

 

CRONOGRAMA DETALHADO – TURMA DE TERÇA-FEIRA (MANHÃ)

AGOSTO
Dia Conteúdo
11 Apresentação do cursoConceitos de discurso, análise do discurso e principais vertentes.
18 Diferenças entre a análise do conteúdo e a análise do discurso.Panorama da análise do discurso com o foco nas linhas francesa e crítica.

“Análise do Discurso” – (em Meurer e Dellagnelo – Unidade I – pp. 6-16)

http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/analiseDoDiscurso/assets/495/Texto_base_AnalisedoDiscurso.pdf

“ Pesquisa Qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo” – (em Caregnatto e Mutti – pp.679-684).

http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a17

25 XIX CNLF
SETEMBRO
Dia Conteúdo
1 Principais conceitos em AD de linha francesa.A inquietude do discurso. Um trajeto na história da análise do discurso: o trabalho de Michel Pechêux” – (em “Legados de Michel Pechêux”- Piovezani e Sargentini – pp. 39-62 – disponível na biblioteca virtual da UVA).
8 Relações com a linguística textual: tempos verbais e operadores discursivos.“Verbo: tempo e aspecto na produção do sentido” (em “Verbos e práticas discursivas” de Vargas, pp. 31-54 – disponível na biblioteca virtual da UVA)

“Uma visão argumentativa da linguagem: os operadores argumentativos”(em “Argumentação e Linguagem” – Koch –  pp. 104-110)

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/17692/11387

15 Relações com a linguística textual: orações modalizadoras e autoridade polifônica.“A oração principal sob a ótica da perspectiva discursiva” – Maria Eliane Gomes

http://www.sec.pb.gov.br/revista/index.php/compartilhandosaberes/article/viewFile/5/23

“Argumentação e autoridade polifônica” (em “Argumentação e Linguagem” – Koch – pp. 138-151).

http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/fale/article/view/17694/11389

22 P1 – Mesas Redondas (temas a definir)
29 P1 – Mesas Redondas (temas a definir)
OUTUBRO
Dia Conteúdo
6 Principais conceitos em ACD (tridimensionalidade discursiva).“Teoria Social do Discurso” – no livro “Discurso e Mudança Social” de Norman Fairclough – capítulo 3

https://drive.google.com/file/d/0B0wb01fQa_9cNjZjNWNlYjUtZTYzMC00ODgxLWI0MGUtNGNkYWExNjBhOWY0/view?sort=name&ddrp=1&layout=list&pli=1&pid=0B0wb01fQa_9cMzA5NWM4M2UtM2Y4OS00MzRkLTk1MzktMzAzZjY1ZGVjYzM5&cindex=6#

 

Leitura complementar:

“Ética e sobrevivência: The Walking Dead e a construção de identidades em um mundo pós-apocalíptico” – de Paula Gomes de Farias Soares

http://ojs.uva.br/index.php?journal=revistaaquila&page=article&op=view&path%5B%5D=269&path%5B%5D=222

13 ACD e Linguística Sistêmico-Funcional“Ciência Social Crítica e Ad Crítica” e “Linguística Sistêmica Funcional e ADC” ( em “Análise do Discurso Crítica” – Resende e Ramalho – pp. 25-76 – disponível na biblioteca virtual da UVA).
20 Análise de gêneros escolares e acadêmicos“Concursos públicos como agentes do normativismo: questões sobre concordância” – (Seganfredo – pp. 209-236)

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3961/000395348.pdf?sequence=1

“Coerência e coesão na interpretaçao de textos em provas de concursos públicos” (Martino –pp. 69-78).

http://sapientia.pucsp.br/tde_arquivos/20/TDE-2008-07-17T06%3A07%3A45Z-5961/Publico/Agnaldo%20Sergio%20de%20Martino.pdf

27 Análise de gêneros escolares e acadêmicos“Ler embalagens” e “Indícios de autoria” (em “Questões para analistas do discurso” – Sirio Possenti – a professora disponibilizará os arquivos em pdf).

“Ler embalagens” (em “Questões para analistas do discurso” – Sirio Possenti).

“Indícios de autoria” (em “Questões para analistas do discurso” – Sirio Possenti)

NOVEMBRO
Dia Conteúdo
3 Introdução à análise do discurso oralLeitura obrigatória

“Análise da conversação” – Luiz Antônio Marcuschi (capítulos 3, 4 e 5 – pp. 14-49 – disponível na biblioteca virtual da UVA).

Leitura complementar

“Análise textual: a construção das relações sociais e do eu” – em “Discurso e Mudança Social” – capítulo 5 – Norman Fairclough (ver link anterior).

“Questões de transcrição em análise da conversa” – Paulo Gago (2002)

http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/cap051.pdf

10 Introdução à análise do discurso visual“A construção da imagem na história em quadrinhos: o enquadramento e a manipulação do ponto de vista” ( no livro “Análise do texto visual” de Pietroforte – pp. 65-83 – disponível na biblioteca virtual da UVA).
17 Aprofundamento dos conceitos trabalhados.
24 P2 – Entrega de artigos científicos.
DEZEMBRO
Dia Conteúdo
1 Fechamento do curso, revisão de notas e comentários finais.
8 Av3

CRONOGRAMA DETALHADO – TURMA DE SEXTA-FEIRA (NOITE)

AGOSTO
Dia Conteúdo
14 Apresentação do cursoConceitos de discurso, análise do discurso e principais vertentes.
21 Diferenças entre a análise do conteúdo e a análise do discurso.Panorama da análise do discurso como foco nas linhas francesa e crítica.

“Análise do Discurso” – (em Meurer e Dellagnelo – Unidade I – pp. 6-16)

http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoBasica/analiseDoDiscurso/assets/495/Texto_base_AnalisedoDiscurso.pdf

“ Pesquisa Qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo” – (em Caregnatto e Mutti – pp.679-684).

http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a17

28 Principais conceitos em AD de linha francesa.A inquietude do discurso. Um trajeto na história da análise do discurso: o trabalho de Michel Pechêux” – (em “Legados de Michel Pechêux”- Piovezani e Sargentini – pp. 39-62 – disponível na biblioteca virtual da UVA).
Relações com a linguística textual: tempos verbais e operadores discursivos.“Verbo: tempo e aspecto na produção do sentido” (em “Verbos e práticas discursivas” de Vargas, pp. 31-54 – disponível na biblioteca virtual da UVA)

“Uma visão argumentativa da linguagem: os operadores argumentativos”(em “Argumentação e Linguagem” – Koch –  pp. 104-110 – fotocópia).

SETEMBRO
Dia Conteúdo
4 Relações com a linguística textual: orações modalizadoras e autoridade polifônica.“A oração principal sob a ótica da perspectiva discursiva” – Maria Eliane Gomes

http://www.sec.pb.gov.br/revista/index.php/compartilhandosaberes/article/viewFile/5/23

“Argumentação e autoridade polifônica” (em “Argumentação e Linguagem” – Koch – pp. 138-151).

http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/fale/article/view/17694/11389

11 Aprofundamento dos conceitos trabalhados
18 P1 – Mesas Redondas (temas a definir)
25 P1 – Mesas Redondas (temas a definir)
OUTUBRO
Dia Conteúdo
2 Principais conceitos em ACD (tridimensionalidade discursiva).“Teoria Social do Discurso” – em “Discurso e Mudança Social” (Fairclough)

Leitura complementar:

“Ética e sobrevivência: The Walking Dead e a construção de identidades em um mundo pós-apocalíptico” – de Paula Gomes de Farias Soares

http://ojs.uva.br/index.php?journal=revistaaquila&page=article&op=view&path%5B%5D=269&path%5B%5D=222

9 ACD e Linguística Sistêmico-Funcional“Ciência Social Crítica e Ad Crítica” e “Linguística Sistêmica Funcional e ADC” ( em “Análise do Discurso Crítica” – Resende e Ramalho – pp. 25-76 – disponível na biblioteca virtual da UVA).
23 Análise de gêneros escolares e acadêmicos“Concursos públicos como agentes do normativismo: questões sobre concordância” – (Seganfredo – pp. 209-236)

“Coerência e coesão na interpretaçao de textos em provas de concursos públicos” (Martino –pp. 69-78).

30 Análise de gêneros escolares e acadêmicos“Ler embalagens” e “Indícios de autoria” (em “Questões para analistas do discurso” – Sirio Possenti).
NOVEMBRO
Dia Conteúdo
6 Introdução à análise do discurso oral“Análise textual: a construção das relações sociais e do eu” – em “Discurso e Mudança Social” (Fairclough)
13 Introdução à análise do discurso visual“A construção da imagem na história em quadrinhos: o enquadramento e a manipulação do ponto de vista” (Pietroforte – pp. 65-83).
27 P2 – Entrega de artigos científicos.
DEZEMBRO
Dia Conteúdo
4 Fechamento do curso, revisão de notas e comentários finais.
11 Av3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s