Linguagem Audiovisual

 

 

 

CURSO: Linguagem Audiovisual – Professora Dra. Sabine Mendes Lima Moura – sabine_mendes@hotmail.com

 

EMENTA: Princípios, parâmetros e peculiaridades da escrita em imagens a partir de visões artísticas e/ou mercadológicas. Conceitos de tessitura narrativa, enquadramento e edição/finalização, considerando suas implicações para o trabalho do roteirista. Introdução às diferenciações nos conceitos de tempo e ação dramática em diferentes meios, mediante o estudo comparativo de roteiros e produtos finalizados para cinema, TV e Web.

 

CRONOGRAMA – Para baixar o cronograma em formato .doc, clique AQUI.

 

ENCONTRO

 

 TÓPICO  MATERIAL
14/05 – A escrita em imagens: princípios, parâmetros e peculiaridades.

 

Prática de análise I

 

Referências:

“Algumas palavras sobre uma linguagem” – Jean-Claude Carrière – A Linguagem Secreta do Cinema (1994) – baixe AQUI.

 

“As ciladas do roteiro” e “A arte do diálogo” – Andrzej Wajda – Um Cinema Chamado Desejo (1989) – abaixo:

WP_20160513_01_17_36_ProWP_20160513_01_26_13_Pro

 

WP_20160513_01_25_23_ProWP_20160513_01_23_11_ProWP_20160513_01_20_04_Pro

 

Estudos de Caso:

Viagem à Lua – George Meliés (1902)

O Nascimento de uma Nação – D.W. Griffith (1915)

O Homem com uma Câmera – Dziga Vertov (1929)

Limite – Mario Peixoto (1931)

 

28/05 Elementos da linguagem audiovisual (estrutura narrativa, planos e montagem): suas implicações para o trabalho do roteirista

 

Prática de análise II

 

Referências:

“O roteiro evanescente” e “Anatomia do Tempo” – Jean-Claude Carrière – A Linguagem Secreta do Cinema (1994) – ver arquivo disponibilizado acima.

 

Extra:

“Nas entrelinhas do cinema” – Nelson Ribeiro – baixe AQUI.

 

Estudos de Caso:

Água Viva – Raul Maciel (2009) – baixe nos links a seguir:

Primeiro TratamentoDécimo Quarto Tratamento.

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=8_voEGyK6tY

Celebridade – Gilberto Braga (2004) Escrita com: Leonor Bassères, Sérgio Marques, Márcia Prates, Maria Helena Nascimento, Denise Bandeira Ângela Chaves e Marília Garcia. Direção geral de Denis Carvalho e Marcos Schechtman (2004) Capítulo 01.

 

11/06 Introdução às diferenciações nos conceitos de tempo e ação dramática em cinema, TV e Web.

 

Prática de análise III e propostas intermeios

 

Referências:

“A realidade em fuga” e “A névoa de imagens” – Jean-Claude Carrière – A Linguagem Secreta do Cinema (1994) – ver arquivo disponibilizado acima.

 

Estudos de Caso:

Tá na Mão – Afonso Serpa, Fábio Lima, Fernando Morais, Gustavo Borges, Mônica Imbuzeiro e Renato Doho (1998)

Um Menino Muito Maluquinho – Episódio 1 – TV Cultura – César Rodrigues e Ana Muylaert

A Vida de Mel – Websérie (Piloto) – Phil Rocha

 

25/06 Workshop de análise de produtos por meio de divulgação (cinema, TV, Web) Apresentações em duplas/trios.

 

AVALIAÇÃO

 

– Prática de escrita para imagens – 2,0 pontos.

– Workshops em sala de análise de produtos por meio de divulgação (cinema, TV e Web) – 3,0 pontos.

– Trabalho final de análise de produtos, com apresentação de mini-propostas de readaptação de linguagem para novos meios – envio para meu e-mail até 9/7 – 5,0 pontos.